sábado, 21 de março de 2009

A NATUREZA-Obra de Deus: Animais- Insetos -

Prece inicial
Primeiro momento: contar a história AS OLIMPÍADAS DOS INSETOS. O evangelizador poderá contar a história utilizando figuras de insetos encontrados em revista e livros. O evangelizador deve adaptar a história conforme a maturidade das crianças. Uma maneira de prender a atenção dos pequenos é ir fazendo perguntas ao longo da narrativa, como por exemplo: Quem vocês acham que ganhou a prova de salto – o grilo, a pulga ou o piolho? Quem será que voou mais rápido?
As Olimpíadas dos Insetos
Finalmente chegou o dia das Olimpíadas dos Insetos!
Logo cedo se notou a movimentação de vários insetos: alguns organizando os últimos preparativos, enquanto outros chegavam para as competições.
As provas são realizadas na floresta e todos adoram participar. A primeira prova do dia foi salto: competiram o grilo, a pulga e o piolho. Há dois tipos de salto: pulo em distância – quem pula mais longe, e pulo em altura - quem pula mais alto. Foi uma grande disputa! Ao final, o piolho ganhou no salto em altura e a pulga foi a vencedora no salto em distância.
Na prova para ver quem voa mais rápido, competiram o mosquito, a abelha, a borboleta e a mosca. Quem ganhou? O mosquito!
Nas Olimpíadas também há uma prova muito importante chamada de Prova de Organização. Nela os jurados insetos, que são muito rigorosos, visitam as casas dos competidores para ver que casa está mais organizada e trabalhando melhor. Neste ano se inscreveram as abelhas com sua colméia e as formigas com o formigueiro. Como as duas casas estavam trabalhando muito e organizadamente, o resultado ficou empatado. A rainha da colméia e a rainha do formigueiro ganharam um lindo troféu.
No levantamento de peso competiram a formiga, o besouro e a barata. A formiga foi quem conseguiu levantar uma folha mais pesada e ganhou a medalha.
Na prova de bicho mais bonito competiram a borboleta, a joaninha e a abelha. O desfile foi maravilhoso, todas estavam lindas em seus vestidos de festa, mas a borboleta, com suas asas coloridas foi eleita a vencedora. O bicho-da-seda foi o vencedor na prova de trabalhos manuais. Ao final da prova, os insetos competidores se abraçaram, pois todos eram muito amigos.
Todos estranharam a falta do bicho-do-pé, que adorava as Olimpíadas e que não foi visto por ninguém naquele dia. Mas tudo ficou esclarecido quando sua amiga barata explicou que ele tinha ido passear no pé de um menino descuidado que passou por aquelas bandas.
As Olimpíadas foram um sucesso! O campeão da prova de discurso mais bonito foi o grilo, que falou que todos os insetos são criados por Deus, que são bichos que não tem ossos, que fazem muitas coisas importantes na natureza, como o mel feito pelas abelhas, e que, além de tudo, tornam a natureza mais bonita.
Todos os insetos já aprenderam que é legal competir, e que deve haver respeito por quem ganha e por quem perde. Quando as provas terminaram, foi tirada uma linda foto com todos os competidores, que ficará exposta na floresta até as próximas Olimpíadas, daqui a quatro anos.
Segundo momento: conversar com as crianças.
Deus criou os insetos, e todos os animais.
Os insetos vivem desde antes dos dinossauros, ou seja, há milhões de anos.
Os insetos não tem ossos e põem ovos.
Há muitos insetos que enfeitam a natureza como a joaninha e a borboleta.
As abelhas fazem o mel , o bicho-da-seda faz a seda.
Alguns insetos podem transmitir doenças como o mosquito da dengue e da febre amarela. Existem culturas onde as pessoas comem insetos.
Alguns insetos se alimentam de plantas mortas, reciclando materiais.
Algumas espécies de insetos vivem em comunidades organizadas como as abelhas e as formigas.
Alguns insetos se alimentam de outros insetos, mantendo o equilíbrio das espécies.
Quem anda descalço em locais sujos pode ser vítima de insetos transmissores de doenças, como o bicho-de-pé, a pulga e o piolho.
Devemos manter a casa limpa, para evitar a entrada de insetos que transmitem doenças.
Terceiro momento - atividade: pintar a Joaninha. O evangelizador pode levar feijões ou pequenos círculos pretos para colar na Joaninha. Também pode ser usado cola colorida, pedaços de EVA e outros materiais para enfeitar a borboleta.












Prece de Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!!!!!