segunda-feira, 11 de maio de 2009

Aula: A FAMÍLIA

PRECE INICIAL:Meu bom Deus, amigo e mestre Jesus, amigos espirituais que estão conosco neste momento de oração e de aprendizado, que possamos entender o significado da palavra FAMÍLIA, esta que nos acolhe com amor, carinho e nos da tanta proteção. Jesus amado nos auxilia a unir nossa família através do amor, mesmo que esta família tenha muitas dificuldades, que sejamos fraternos sempre. Assim seja.
PRIMEIRO MOMENTO: contar a história Família ideal. O evangelizador pode levar fotos de sua família e de revistas, para ir ilustrando a história.
HISTÓRIA:
Enquanto ia para a Evangelização Infantil no Grupo Espírita, Jô lembrou que, em sua escola, a próxima semana seria a Semana da Família. Ela não gostava dessa data porque seus pais não moravam juntos e, no ano anterior, seu pai trouxe a namorada para a festa da escola.Quando a aula de Evangelização iniciou, Jô descobriu que o assunto era Família. Ela se escondeu atrás de um livro, pois não queria falar sobre isso.Mas logo se interessou pelas fotos e gravuras de várias famílias: algumas com a figura do pai, da mãe, dos filhos e avós; em outras, o pai desencarnou e na foto estavam apenas a mãe e os filhos; havia uma em que os pais se separaram e moram em casas diferentes, e outra em que o filho mora com a mãe e há muito tempo não vê o pai porque ele mora em outro Estado.Logo as crianças começaram a contar sobre suas famílias: Fábio mora com os pais e os avós; a mãe de Edu desencarnou e ele mora com o pai; José mora com a mãe e o pai, e seu irmão mais velho mora em outra casa com a esposa e os filhos; Gil mora com a mãe, seu pai mora em outra casa, e seus avós vivem em outra cidade. Jô contou que seus pais se separaram, e que ela mora com a mãe e os irmãos.A evangelizadora explicou, então, que família não são apenas as pessoas que moram na mesma casa, mas as que estão unidas por laços de afeto. E que os pais que desencarnaram não deixam de fazer parte da família, apenas estão morando no Mundo Espiritual, e que de lá amam seus filhos e zelam por eles.- Então, qual a melhor família? - perguntou Adriana, a evangelizadora.Ninguém respondeu. Jô pensou em uma família com pai, mãe e filhos, todos morando na mesma casa.A evangelizadora olhou para um aluno e apontou dizendo: - A sua! Apontou para outro e disse a mesma coisa. E assim fez com todas as crianças.
E concluiu:- Não existe uma família ideal. Cada um tem a família certa para si. Existem apenas diferentes tipos de família, cada uma com suas características, mas cada família é especial!Aos poucos, as crianças compreenderam que cada um reencarna na família que é a mais indicada para o que precisam aprender nesta vida. E que família é um grupo de pessoas que se reúnem para se ajudarem e evoluírem juntas.No final da aula, Jô desenhou sua família: a mãe, o pai, os irmãos, e os avós que já desencarnaram; afinal, aquela não era uma família diferente, mas uma família especial, a sua família.
SEGUNDO MOMENTO: conversar com as crianças que as famílias não são iguais, mas cada um tem a família necessária para crescer e aprender coisas importantes para ser feliz.Cada pessoa que faz parte da família tem características físicas e gostos diferentes. Uns são magros, outros mais gordos, uns baixos, outros altos, uns gostam de comer chocolate, outros gostam de tomar sorvete, mas cada um tem qualidades especiais e todos são importantes. Os nossos amigos podem ter famílias diferente da nossa, mas todas são importantes. Devemos respeitá-las e demonstrar o nosso carinho através da amizade.
QUESTIONAR:- Qual a importância da nossa família em nossas vidas?O que significa o quarto mandamento" HONRAI O VOSSO PAI E A VOSSA MÃE? Perguntar qual o significado de AMOR e RESPEITO FILIAL. Lembrar que esses sentimentos estendem-se aos pais adotivos e também a todas aquelas pessoas que são responsáveis por nós. Falar das crianças que estão em orfanatos sem suas famílias. Falar das famílias dos animais e plantas
TERCEIRO MOMENTO:Confeccionar o COLAR DA FAMÍLIA IDEAL( colar de mãos). Entende-se "Família Ideal" aquela que se ajuda mutuamente, desenvolvendo atitudes positivas entre seus membros.TÉCNICA:O Colar é feito a partir de desenhos da mão aberta e com os dedos fechados devidamente recortadas e coladas até formar um colar.
MODELO DO COLAR:









Escrever em cada mãozinha, atitudes que devemos ter no lar, com a família para que o lar seja mais harmonizado. Ex: paciência, amor, respeito, amizade....Lembrar aos alunos a importância de nossas mãos, pois é através delas que nos vestimos, penteamos nossos cabelos, escovamos os dentes,escrevemos. Podemos e devemos utilizá-las para realizar muitas coisas boas a nós mesmos e aos nossos membros de nossa família.

PRECE FINAL

Fonte: Adaptação de aulas do site www.searadomestre.com.br

2 comentários:

  1. gostei muito destas aula> Vou utilizá- la. Obrigada
    Eliane
    Macaé

    ResponderExcluir
  2. Adorei a aulinha, vou adapta-la para meus nossos pequenos.
    Obrigada
    Monaliza
    Evangelização infantil Maria de Jesus
    Manaus, AM

    ResponderExcluir

COMENTE!!!!!