segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PLANO DE AULA: Obra de Deus- Os Animais

MÓDULO I: O ESPIRITISMO
I UNIDADE: A CRIAÇÃO DIVINA
SUBUNIDADE: A natureza: Obra de Deus- Os Animais
Objetivos Específicos:
• Identificar alguns tipos de animais
• Dizer onde vivem os animais
• Dizer como devemos tratar os animais
• Dizer quem criou os animais
Conteúdos:
• Os animais são seres vivos criados por Deus.
• Existem vários tipos e animais, com pelos, com penas, com escamas.
• Eles podem viver na terra, nas águas, mas outros só se arrastam.
• Devemos proteger os animais e tudo o que Deus criou.
Prece Inicial
Primeiro Momento:
• Iniciar a aula mostrando aos alunos uma CAIXA-SURPRESA contendo um bichinho que pode estar vivo ou de brinquedo.
• Conversar sobre o conteúdo da caixa-surpresa levando-os a descobrir a surpresa do dia, que é um animalzinho.
Segundo Momento:
Narrar a história: O CACHORRINHO ORELHUDO com o auxilio das gravuras.
Era uma vez um menininho que gostava muito de bichinhos.
Ele tinha um cachorrinho de orelhas grandes que se chamava Orelhudo. Orelhudo era levado e brincalhão.
O menino vivia alegre. A boquinha dele sempre estava sorrindo.
Um dia, a carinha do menino foi ficando triste porque seu cachorro tinha sumido!
O menino procurou Orelhudo na casinha dele, no jardim, embaixo da cama e nãp o encontrou.
Sua carinha ficou triste e ele começou a chorar.
Então...de repente, ele escutou uma porção de latidos. Saiu correndo e achou o cachorrinho dentro do cesto de roupas sujas!
O menino abraço bem forte o seu cachorrinho orelhudo e ficou alegre outra vez.
Ao término, perguntar aos evangelizandos:
- Como era o cãozinho da história?
- O que aconteceu com ele?
- O menininho da história gostava do seu cãozinho?
- Quem tem um cãozinho em casa?
- Você dá comidinha e água ao seu cãozinho?
- Vocês conhecem outros animaizinhos? Quais?
Terceiro Momento:
Estimular a descriminação visual da criança e a diferenciação conceitual acerca do tema animais.
Apresentar figuras de animais( passarinho, tucano, jacare, arara, pomba, peixe, baleia, coruja, cachorro, elefante, golfinho, gato, cavalo, porco, leão, pato, camelo, coelho, pato, tartaruga, jacaré, pintinho, sapo, ovelha, polvo.
Colocar três cenas no painel: - Céu – Mar – Terra. Perguntar se são todos iguais? O que eles têm de diferente? Será que eles vivem todos no mesmo lugar?
• Explicar que alguns animais voam, outros nadam, outros vivem na terra.
• Pedir que coloquem cada animal no lugar onde vivem, um de cada vez. Cada evangelizando pegará um animalzinho e colocará no lugar correspondente.
• Ao final perguntar :
- Onde vive o cãozinho?
- Onde vive o gatinho?
- Onde vive o peixinho?
- Onde vive o pintinho?
- Como devemos tratar os animais?
- Quem criou os animais?
Quarto Momento:
• Pintura das cenas da história Cachorrinho Orelhudo










































































































• Ligar com um traço, cada bichinho à comida da qual ele mais gosta.


PRECE FINAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!!!!!