sábado, 21 de março de 2009

Aula-Os Minerais

Prece inicial
Primeiro momento: contar a história ANINHA E OS MINERAIS. O evangelizador pode contar a história em forma de diálogo com as crianças, contando como algo que aconteceu realmente, introduzindo os conceitos e utilizando diferentes tipos de pedra, jóia, carvão, lápis, um pouco de sal. Ao final pode perguntar qual o mineral de que eles mais gostaram.
Aninha e os minerais
Aninha caminhava olhando tudo atentamente. Ela precisava achar um mineral para levar para a escola no dia seguinte. Mas a professora não havia dado nenhuma pista do que era um mineral e nem de onde encontrar.
Ela pensou em água mineral. Daquelas que vem em garrafinhas. Pensou em pedir para sua mãe comprar uma garrafa para que ela pudesse fazer o tema de casa, ou seja, levar um mineral. (mostrar uma garrafinha de água mineral)
Quando chegou em casa, Aninha foi logo perguntar à mãe o que era um mineral e se ela sabia onde encontrar.
A mãe sorriu e disse: - Deus criou os minerais. Mineral é algo feito de material que não tem vida. As plantas e os animais têm vida, mas os minerais não. Eu conheço muitos minerais! E você também!
Aninha achou melhor não discordar da mãe, que continuou: - Existem minerais espalhados por toda a natureza! Pedra é um mineral. Encontramos pedras no fundo dos rios, embaixo da terra, no calçamento das ruas e calçadas, nas montanhas... O sal com que temperamos a comida também é um mineral. Você usou um mineral na escola hoje sabia?
Aninha continuava muda. A mãe explicou: - A grafite do lápis é um mineral. Os minerais são muito importantes para a vida na Terra. O petróleo que dá origem à gasolina que move os carros, o gás de cozinha entre outros.
A mãe fez uma breve pausa e disse, apontando para a filha: - Estou vendo um mineral em você!
Aninha se olhou depressa. Olhou, olhou, mas não encontrou nenhum mineral. Ela já tinha aprendido em poucos minutos muitas coisas sobre os minerais, mas não encontrou nenhum mineral nela... - O anel que sua avó lhe deu é de ouro. Prata, ouro, diamante e ferro também são minerais. Enquanto falava, a mãe apontou para o colar de prata e com uma pedrinha que usava.
Aninha ficou feliz em saber o que eram minerais e ver que havia tantos na natureza e em sua casa. Ficou pensando que mineral levaria no outro dia na aula: o seu anel? O sal da cozinha? Uma pedra do jardim? Ela ainda não sabia. Mas com certeza já sabia identificá-los.
Segundo momento: conversar com os evangelizandos.
Os minerais têm vida? Eles nascem, comem, morrem? Os minerais não têm vida.
Para que servem os minerais? Para construir casas, escolas, pontes, para fazer colares, pulseiras, anéis.
O sal, que é um mineral, dá sabor aos alimentos.
Os minerais são criados por Deus.
Neste momento, o evangelizador poderá perguntar se alguma criança tem algum mineral no corpo (um anel, uma pulseira).
Terceiro momento - atividade:
Atividade 1 – levar um pedaço de isopor, pedras de diferentes tamanhos, pincéis e tintas para fazer uma maquete com a ajuda das crianças. Pode ser feita uma estrada, um riacho, uma casa, montanhas, uma ponte ou outras coisas que tenham pedras em sua constituição. As crianças devem pintar as pedras e ajudar a montar a maquete.
Atividade 2 – pintar o desenho da PAISAGEM feito por Adriana Pizutti, evangelizadora do Grupo Espírita Seara do Mestre, identificando em quais locais podem ser encontrados minerais.



Prece de Encerramento

3 comentários:

COMENTE!!!!!