domingo, 3 de maio de 2009

AULA DIA DAS MÃES

*Significado- HISTÓRIA sobre o Dia das Mães
*Importância das Mães
PRECE INICIAL
MOTIVAÇÃO:
Fazer uma brincadeira perguntando: Que dia é amanhã (ou depois de amanhã, ou daqui a x dias. . .)? Se as
crianças falarem Domingo, responda: Não, é o Dia das Mães. Se responderem que é o Dia das Mães, diga que é
Domingo!
Perguntar: O que é o dia das mães p/ você (perguntar criança por criança)
DESENVOLVIMENTO:
Todo lar é formado por um pai e uma mãe (ou deve ser)
As Mães:
- são as guardiãs do lar
- as que têm dedicação por nós
- carinho
- amor
- trabalho e sacrifícios inúmeros por nós!
O Dia das Mães é uma homenagem a figura da mãe.
É um agradecimento a todo seu trabalho.
Hoje há muita propaganda, sobre o dia das mães, apenas
Com o intuito de vender mais presentes!
Devemos dedicar o dia às mães mesmo.
Na verdade, todo dia deveria ser dia das mães
Devemos retribuir tudo que as mães nos fizeram ao
chegarem na velhice.
No dia das mães devemos dar muito mais do que o presente material: o agradecimento por elas serem mães.
Gancho p/ a atividade:
HISTÓRIA: CONVERSANDO.... PAIS
Era hora do recreio, e as crianças conversavam no pátio da escola: Fred e Gugu, Pedro e Marina. Fred era irmão de Gugu, e Pedro era irmão de Marina.
_ Tô com raiva da minha mãe! - dizia Fred. Ela disse que ia me levar ao circo, e não levou. Foi deixar para a última hora, aí teve que fazer serão na loja, e não deu tempo...
_ Que é serão? - perguntou Marina.
_ É quando a pessoa tem que ficar no trabalho até mais tarde, porque tem muito serviço para fazer - explicou Gugu.
_ Ah!... - continuou a garota. Minha mãe às vezes faz isso aí, lá no hospital onde ela trabalha. Só que lá eles falam plantão, e não serão. Eu não gosto que ela fique de plantão! Quando ela sai fico de cara feia, e não faço nado do que ela manda!
_ É, Marina - observou Pedro. Você faz isso mesmo, mas a mamãe precisa trabalhar e fazer plantão para ganhar mais um dinheirinho, já que não temos mais o papai para nos ajudar...
_ Vocês não têm pai? - perguntou Gugu.
_ Ele desencarnou no ano passado - esclareceu Pedro.
_ Eu acho que pai e mãe às vezes são muito chatos! Zangam com a gente à toa, não nos deixam fazer o que queremos, botam horário para estudar, para ver televisão... - tornou Fred.
Nisto, chegou á professora Judith, trazendo duas lancheiras. E falou:
_ Fred e Gugu, a mãe de vocês vieram trazer as lancheiras com as merendas que esqueceram em casa.
_ Puxa, que lancheira legal, Gugu! A sua também Fred - disse Marina.
_ Meu pai comprou para nós, quando ele recebeu o salário - respondeu Gugu.
A professora Judith, que ouvira parte da conversa das crianças, falou:
_ Pois é meninos eu ouvi um pouco da conversa de vocês, e gostaria de dar minha opinião, porque também tenho filhos. Os pais às vezes fazem coisas das quais os filhos não gostam. Nós não somos perfeitos, também enfrentamos problemas... mas o importante é que os pais, além de nos terem dado um corpo para vivermos, se dedicam a nos ajudar até que cresçamos, e mesmo depois, geralmente com carinho e atenção. Quantas noites terão passado em
claro, quando éramos bebês e chorávamos.. . Quantas coisas terão deixado de comprar para eles a fim de nos darem algum presente.. . Eles trabalham duro e o salário é para nos sustentar, nos dar conforto, dentro de suas possibilidades. É claro que os pais são também pessoas como as outras, com qualidades e defeitos, mas
sempre merecedores de nossa gratidão e amor. Se tratarmos bem pessoas que nem conhecemos direito, como não dispensar c arinho e atenção aos paizinhos que são responsáveis pela nossa existência?
Lembrando a mamãe, às vezes com uma expressão de cansaço, quando chega do plantão, mas que ainda encontra ânimo para lhe fazer um c arinho, ou arrumar as coisas que ela se recusara a fazer, Marina comentou:
_ A senhora tem razão, D. Judith! A mamãe às vezes fica muito chata, porém, durante a maior parte do tempo ela é tão boa para a gente!
_ O papai também é muito legal. Acho que eu é que fico exigindo muito dele. Afinal, mesmo não sendo o tempo todo como eu gostaria que ele fosse, é o meu melhor amigo de verdade! - ponderou Fred, com um largo sorriso.
_ Também acho! - acrescentou Gugu.
_ Quando chegar na minha casa vou dar um abração na mamãe - ajuntou Marina - eu procurarei ajudar para que não fique tão cansada com tanto serviço a fazer!
_ Eu também! - completou Pedro
E como se aquelas decisões fossem luz em seus corações, as crianças sentiram- se mais leves e felizes, experimentando como é bom cumprirmos as leis de Deus, sendo uma delas o "honrar pai e mãe", ou seja, respeitar, compreender, auxiliar e cultivar afeição para com aqueles que nos deram a bênção do corpo.
(Fonte: AME/JF)
ATIVIDADE:
Cartão de agradecimento a ser entregue no dia das mães- Recortar nas linhas pontilhadas e dobrar nas linhas fixas, grampear. Dentro do cartão colocou-se as seguintes frases:




para sempre guardar o amor e as coisas boas que vivemos




para apagar os mal entendidos. Ela representa o perdão, um coração aberto
para o bem






para juntar os ensinamentos e experiências positivas







para escrever as coisas boas de sua vida




para adoçar a sua vida e a vida de quem você convive.

















PORTA PANO DE PRATO a ser entregue pelas crianças no Dia das Mãe
CONCLUSÃO: Afixar e explicar o mandamento: “Honrai Pai e Mãe”
PRECE FINAL fonte: CENTRO ESPÍRITA MANOEL FELIPE SANTIAGO) observação: Ter cuidado, na hora de apresentar o tema, em verificar se todos da turma têm mãe presente; a fim de evitar constrangimentos e sentimentos não bons em crianças que não as tem.

5 comentários:

  1. Meu nome é Rita,moro atualmente em Florianópolis,morei em vacaria muito tempo,sou professora alfabetizadora,gostei muito do seu blog.gostei muito das lembranças para a mãe,parabéns.

    ResponderExcluir
  2. meu nome éh thatyane, eu sou de brasilia-df e dou aula de evangelização para crianças de 3 a 6 anoooosssss, e gostei mt do seu blog, e adorei a aulinha do dia das mães e por isso vou dar essa aulinha sabado para as crianças, elas vão adorar...
    P A R A B É N S S S ....
    XAU UM BIG ABRAÇO PRA VC!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela aula. Obrigado minha linda amiga. Dou aulas aqui em Unaí no Centro para alunos de 6 a 8 anos. Beijossssssss

    ResponderExcluir
  4. obrigada querida amiga e irma em cristo, sou de juiz de fora- MG, sou evangelizadora de crianças q vao em varias religioes, pois as suas maes sao assistitas( familias carentes)... adorei sua aula falando sobre o dia das maes....adorei as atividades tb, mais ja tinha organizado umas, vou aproveitar a historia e fazer a atividade de homenagiar as maes e escrever uma carta para elas pedindo desculpas, oq sente falta nelas e declarando o amor q cada criança sente por elas....depois vou fazer uma rosa e apresentar uma musica a elas...pensei em colocar oq vou fazer para ter mais ideias no blog.

    ResponderExcluir
  5. valeu apena foi muito legal o seu plano de aula sobre o dia das mães gostei muito suas são brilhantes.

    ResponderExcluir

COMENTE!!!!!