quarta-feira, 23 de junho de 2010

Aula: O CORPO E O ESPÍRITO

MÓDULO I: O Espiritismo
I UNIDADE:: A criação divina
Subunidade: O CORPO E O ESPÍRITO
Objetivos Específicos:
Falar que o desgaste do corpo provoca a sua morte;
Falar que o espírito não morre.
Conteúdo:
Ao espírito - princípio inteligente criado por DEUS
- concede o Criador a benção da Imortalidade;
Antes de se unir ao corpo, a alma é um dos seres inteligentes que povoam o mundo invisível, os quais temporariamente revestem um invólucro carnal para se purificarem e esclarecerem;
Desde que cessa a vida do corpo, a alma o abandona;
A morte do corpo físico não é o fim... o Espírito volta à pátria de origem;
O corpo desgastado não pode mais servir de morada para o espírito;
O corpo físico é a mágica divina que o Senhor nos empresta para a confecção de nossa felicidade na Terra;
Ao Espírito competem as lutas renovadoras, aproveitando, desta maneira, o instrumento carnal, temporário, que a Divina Providência lhe concede, como recurso ao trabalho de reabilitação e crescimento;
Cada espírito possui existência própria, peculiaridades que lhe são inerentes e eflúvios diferenciados entre si;
O corpo é pesada roupagem de serviço que, por determinado tempo, devemos utilizar, com respeito e reconhecimento, a benefício de nossa própria redenção;
Os espíritos revestem transitoriamente um corpo material.
Primeiro Momento:
Prece Inicial
Após convidar os evangelizandos a ouvirem uma linda história com o auxílio das ilustrações dos personagens apresentando-os à medida que for narrando e colando no flanelógrafo. ( anexos 1 a 8 )
História: LALÁ, A LAGARTA
Num lindo jardim florido vivia Lalá-Lagarta a trabalhar.
Todos que ali viviam gostavam de trabalhar e conversar, repousar e servir.
Sr.Sol-Girassol, gira, gira a tudo observar:
-Vamos, amigos, trabalhar...trabalhar...,pois o sol já vai embora, para a lua ter lugar.
Lá no galho Ana-Aranha tece...tece sem parar. Com certeza bem bonita sua casa vai ficar.
Pula aqui, pula acolá, pula sempre a cantar, de música e alegria vem Grilo-Loló o jardim alegrar.
Branca Margarida alva e bela ao jardim sabe enfeitar, com toda sua família vem a tudo encantar.
- Ligeiro...ligeiro! Diz Jojó-Joaninha, vamos todos trabalhar! Lalá-Lagarta se arrastando vem a tarefa começar.
- Corta, corta Lalá, tantas folhas a cortar, é Nita-Formiguinha querendo trabalhar.
Corta, arrasta, carrega, como é bom servir.
Tece, canta, observa, estão todos a trabalhar.
Arrasta, arrasta Lalá no seu lento caminhar, muito cansada está de tanto trabalhar.
Um fio bem longo fabricou para nele se enrolar, dormindo ela ficou, muito tempo a descansar.
Novo dia já começou, vamos trabalhar, esperemos Lalá-Lagarta, que folhinhas virá cortar...
Esperem...
Esperem...
Onde está Lalá-Lagarta?! É Jojó-Joaninha a exclamar!
Esperem...
Lalá não é de se atrasar!... É o grilo Loló, bem alto a cantar.
- Vamos todos procurar nossa amiga Lalá. É Ana-aranha saindo de seu eterno fiar.
Sr. Sol girassol! Lá do alto a comandar, pede a todos que vasculhem aqui e acolá.
Branca-Margarida, anuncia Lalá avistar.
É Lalá! Diz Nita, e está a repousar!
Levantar! É hora de levantar! Dizem todos querendo Lalá acordar.
Trabalhar! É hora de trabalhar! Chama Nita para Lalá despertar.
Imóvel!,sem vida, foram todos encontrar a querida Lagartinha que gostava de trabalhar.
Olhem! Grita Jojó-joaninha, observem, o corpo de Lalá está sem vida, mas...
Lalá está a se transformar....Que linda borboleta a voar!
-É hora de trabalhar! Exclama a borboleta no céu sempre a bailar.
Assim Tatá-borboleta veio ao jardim embelezar.
GLOSSÁRIO:
Repousar: descansar
Observar: olhar com atenção
Alva: branca
Ligeiro: rápido, bem depressa
Fabricou: teceu, construiu
Segundo Momento:
O evangelizador tendo de posse uma CAIXA pequena ( forrada e coberta com papel colorido) e dentro dela várias figuras de flores. ( anexos 9,10,11 )
O nº de flores dentro deve corresponder ao nº de crianças na sala.
Desenvolvimento da Atividade: Cada criança deverá sortear uma flor. A flor estará com o nº correspondente a questão a responder. Após fixará no flanelógrafo. Porém, se a flor não estiver numerada deverá o evangelizando citar a parte da história que mais gostou e depois colocar a flor no flanelógrafo.
OBS: O evangelizador incentivará as crianças a participar dizendo:
Vamos encher de flores o jardim da Lalá-Lagarta!!!
Muito bem! Você respondeu acertadamente!!!
Que linda flor você sorteou!

SUGESTÕES DE PERGUNTAS
1.Onde vivia Lalá-Lagarta?
2.Lalá-Lagarta gostava de trabalhar?
3.Quem a tudo observava lá do alto?
4.Cite dois amigos de Lalá-Lagarta
5.Para que Lalá-Lagarta fabricou um longo fio?
6.Como os amigos de Lalá-Lagarta encontraram seu corpo?
7.Que bichinho voav junto ao corpo de lalá-Lagarta?
8.Quem dá vida ao corpo?
9.Como devemos cuidar do corpo?
10.Que bichinho pulava e cantava no jardim?
11.Quem tecia uma casa bem bonita?
12.Quem criou o nosso corpo?
Terceiro Momento:
Através de trabalho artístico solicitar aos evangelizandos que pintem a cabeça da borboleta. Após passar cola colorida em uma das asas da borboleta. Depois pedir que dobrem ao meio o desenho para que a cola se espalhe na outra asa. ( anexo 12 )










anexo 1








anexo 2










anexo 3








anexo 4











anexo 5











anexo 6










anexo 7











anexo 8











anexo 9











anexo 10









anexo 11

anexo 12

Prece Final
Fonte: Apostila O espiritismo – Coleção nº 4/Jardim da Infância/ Módulo I - FEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!!!!!