segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Aula: Providência Divina

Módulo I: O Espiritismo
I Unidade: A criação Divina
Objetivo Específico:
Dizer como DEUS protege toda a sua criação
Conteúdo:
• Deus, nosso Pai, sempre nos ouve, nos vê e atende aos nossos pedidos justos;
• Deus protege toda a sua criação;
• Seu carinho para conosco está no sol que nos aquece, nas águas dos rios, na chuva, nas plantas comestíveis e medicinais, todas as coisas criadas para o benefício dos homens;
• Tudo o que nos cerca é obra de Deus: sombra das árvores, fontes de água; que mata a sede dos animais e viajantes frutos, verduras, lenha para o fogo no inverno, flores, praças, jardins, mar que une os continentes, calor e o frio necessários para dar equilíbrio do nosso planeta.
PRECE INICIAL
Primeiro Momento:
Narrar a história do Peixinho Dourado com auxilio de gravuras em anexo.
Falar que o peixinho é o principal personagem da história.
PEIXINHO DOURADO
Era uma vez um lindo peixinho dourado que morava num grande lago de águas azuladas. Ele tinha muitos companheiros: o peixinho vermelho, o pintadinho, o de escamas prateadas, o barrigudinho, e vários outros também bonitos e interessantes.
Quando o peixinho dourado e seus amiguinhos saíam a passear, os velhos moradores do lago azul ficavam contentes e tudo parecia estar em festa. É que os peixinhos eram muito divertidos! Nadavam de um lado para o outro, iam e vinham agitando as barbatanas ruidosas e esquisitas, davam cambalhotas, saltos enormes e corriam um atrás do outro numa engraçada brincadeira de pega-pega. E o fundo do lago tornava-se movimentado e colorido, cheio de cores vivas e brilhantes.
Certa vez, porém, um grande silêncio se fez no fundo do grande lago. As lindas águas azuladas estavam tranquilas, tão tranquilas que pareciam paradas. É que os moradores do lago tinham ido descansar, dormir um pouco. O silêncio permaneceu durante algum tempo. Nisto, as águas começaram a movimentar-se e apareceu o Peixinho Dourado...Era mesmo de esperar que fosse ele, pois gostava de nadar. E lá estava no meio no lago, nadando para cá e para lá, com suas bonitas barbatanas cor de ouro. De repente, Dourado ficou curioso:
“ Que haverá lá mais em cima?”, pensou. “Será tão bonito como aqui?...Vou subir um pouco para dar uma espiadinha”. E assim pensando começou a elevar-se nas mansas e azuladas águas. A princípio meio assustado, depois mais corajoso, o peixinho foi subindo, foi subindo, até que pôs a cabecinha fora D’água.
- Ui! Que susto! Gritou todo trêmulo, mergulhando de novo. Que horrível clarão!...Quase fico cego!
Mas ele não desistiu de ver o que havia fora d’água. Várias vezes voltou à tona, até que seus olhos se acostumaram com a forte luz que se derramava sobre as águas. Olhou, então, atentamente, para tudo o que cercava o grande lago.
- Que maravilha! Exclamou entusiasmado. Nunca vi coisa igual!
É que Dourado via o lindo céu azul onde o sol, como uma grande bola de fogo, esparramava seus raios por toda a parte, iluminando e aquecendo tudo. Dourado olhou depois para a praia. Viu a copa das árvores agasalhando passarinhos de penas coloridas e vistosas que saltavam de galho em galho em alegres gorjeios; viu engraçados macaquinhos fazerem incríveis proezas; viu madurinhos frutos e lindas e variadas flores; viu crianças brincando com pequeninos barcos a beira do lago, e viu um assustado coelhinho perseguido por um lanudo cão, enquanto belas borboletas, voando de flor em flor, cortavam os ares com suas cores brilhantes e vivas.
- Que lindeza! Que pena meus amiguinhos não estarem aqui! Exclamou, de repente.
E assim dizendo, agitou com rapidez as bonitas barbatanas douradas e nadou para o fundo do lago em busca dos amigos. Os peixinhos ficaram encantados e faziam perguntas e mais perguntas, tudo querendo saber.
Dourado respondia sempre, todo importante, achando-se mesmo muito instruído.
Foi então que Barrigudinho indagou, intrigado: - Mas afinal, quem fez tanta beleza?
Dourado encabulou-se. Na realidade, não sabia. Porém, como tinha o bom hábito de dizer a verdade, respondeu logo: - Não sei... Também gostaria de saber quem fez aquelas maravilhas.
- E por que não perguntamos ao nosso rei? Falou peixinho vermelho. – Ele sabe tanto! – É mesmo! – gritaram os outros. Vamos procura-lo. E os peixinhos, curiosos e barulhentos, dirigiram-se ao palácio real, uma linda gruta, cheia de conchinhas de todos os tipos. O rei dos peixes apareceu logo e ouviu tudo com muita atenção. Depois falou muito sério: - Em minhas viagens a outras águas, tenho visto e aprendido muito. Hoje sei que há seres diferentes de nós, os homens, que dizem que tudo o que existe é obra de Deus, o único Criador de todas as coisas.
- Deus?! – exclamaram os peixinhos a uma só voz.
- Sim, Deus! – tornou a falar o sabido rei. Deus é quem fez as belezas que o Dourado viu, isto é: o céu, as árvores, as flores, os frutos, os animais,, as pessoas...
- E Deus fez o nosso lago? – exclamou Barrigudinho, todo exibido.
- Ora essa! Então, Deus nos fez também! – descobriu o peixinho vermelho.
- Bravo, bravo! Gritaram os peixinhos, entusiasmados e encantados coma nova descoberta.
E Dourado, adiantando-se, muito compenetrado, agradeceu ao rei, em nome de todos, os bonitos ensinamentos recebidos. Depois, em graciosos movimentos, os peixinhos desfilaram ante a gruta de conchinhas e voltaram a brincar nas águas azuladas do grande lago.
A seguir fazer o seguinte questionamento:
• Quem criou o Peixinho Dourado?
• Além de nos criar, Deus nos protege?
• Como?
• Deus protege os animais e as plantas?
Segundo Momento:
• Passar o vídeo: O Mundo que Deus criou ( smilinguido ) do youtube



• Passar o vídeo com a música Ele fez tudo- youtube

Terceiro Momento:
Oferecer para os evangelizando MASSA DE MODELAR e pedir que modelem criações de Deus que trazem benefício ao homem e aos animais e que estavam presentes na história.
Receita Massa de Modelar: 4 x farinha de trigo, 1 x de sal, 1 1/2x de água, 1 colher chá óleo. Saco plástico ou vidro para armazenar ( bem fechado ).
Confeccionar o peixinho com material alternativo ( lata vazia de refrigerante, rolo de papel higiênico, copo de plástico.

Figuras para contar a história do Peixinhos Dourado:





































































Sugestão para confeccionar o peixinho com material reciclado.

Prece Final

2 comentários:

  1. Seu blog além de lindo tem um conteudo excelente. Parabens... continuarei sempre vindo aqui...

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amei esta postagem do peixinho.... vou contar para meus alunos... em inglês....

    ResponderExcluir

COMENTE!!!!!